Páginas

08/03/16

Bolo de clementina


Estava difícil de sair este bolo!! Há semanas que fiz e fotografei este bolo! Adorei as fotos desde logo e o bolo, nem vos digo, é muito bom mesmo! 

O meu pequeno adora clementinas, naqueles dias em que fiz o bolo, haviam muitas clementinas aqui em casa, para bolo de fim-de-semana pensei em usá-las, mas quando comecei a pesquisar sobre um bolo de clementina, encontrava sempre a mesma receita na internet, publicada em diferentes blogs, mas olhava e pensava, duas horas a cozer clementinas, isto ficará alguma coisa de jeito? E ficou mesmo!  

Um bolo muito agradável que se desfaz na boca, é um bolo diferente do habitual, muito leve, sem gluten e muito frutado (doce também!).

Desde então, todos os dias pensava nestas fotos e no facto não ter publicado um bolo de que gostei tanto, acho que ainda consegui publicar antes de acabar a época das clementinas, por isso, corram, apressem-se, experimentem este bolo que não se vão arrepender. 


Bolo de clementina
Receita adaptada do Blog Call Me Cupcake.

Ingredientes:

Bolo
5 clementinas (pequenas)
6 ovos
225 gr de açúcar
250 gr de amêndoa moída
1 colher de chá de fermento em pó

Cobertura
1 1/2 chávena de açúcar em pó
sumo de 2 clementinas (pequenas)


Preparação:

Bolo
Colocar as clementinas numa panela cobertas com água, levar a lume e deixar cozinhar durante cerca de 2 horas. Após este tempo, escorrer a água e deixar as clementinas arrefecerem. Cortar as clementinas ao meio, retirar as pevides e colocar  das clementinas num processador de alimentos (clementinas completas com casca).

Pré-aquecer o forno a 190 ºC e preparar uma forma redonda (usei uma de 20 diâmetro) untando com manteiga ou óleo e forrar com papel vegetal.

Numa batedeira, bater os ovos, adicionar o açúcar, as amêndoas moídas e o fermento, mexer bem. Adicionar o puré de clementina, mexer bem até incorporar completamente. 

Levar ao forno durante 40 a 60 minutos, fazer o teste do palito a partir dos 35 - 40 minutos, se começar a queimar na parte de cima, cobrir com uma folha de papel de alumínio. 

Retirar do forno e deixar arrefecer completamente na forma.

Cobertura
Peneirar o açúcar em pó para taça, adicionar-lhe duas colheres de sopa de sumo de clementina e mexer até obter uma pasta suave. Adicionar mais sumo, se necessário, até obter uma consistência suave.

Cobrir o bolo com esta cobertura e decorar com clementinas. 


Espero que gostem!♥

Seguir também em: Facebook | Pinterest Instagram Bloglovin

6 comentários:

  1. que bolo fantástico, magnifico e vou fazer de certeza.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  2. Esse bolinho deve ser uma delícia! o interior está maravilhoso.
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. As fotos estão lindas e o bolo deve ser fantástico! Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Clementinas!!! É dos meus frutos favoritos! :-)
    O aspecto é delicioso... vamos "roubar" a receita.
    As fotografias também estão deliciosas.
    Beijinhos,
    Ana

    ResponderEliminar
  5. já imagino o aroma :p
    bjs
    Carla
    http://cromasdacozinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar