Páginas

12/01/16

Convidei o blog [Coco e Baunilha]

Feliz ano novo para todos! Que este ano vos traga muitas coisas boas, muitas alegrias, saúde, bons momentos e muitas comidas boas!

O primeiro post do ano chega com a partilha de um blog delicioso, cheio de coisas doces e recheadinho de lindas fotos pelas mãos da talentosa Patrícia. Durante muito tempo segui o blog da Patrícia sem saber que éramos quase vizinhas, a Patrícia, tal como eu, vive no Algarve, aqui bem pertinho de Faro, mas por incrível que pareça ainda não nos conhecemos pessoalmente apesar de constantemente trocarmos mensagens nesse sentido, mas o tempo vai passando e ainda não conseguimos. A Patrícia decidiu trazer para o Cozinha Fresh uns crepes bem adequados ao pós festas, sem culpas nem remorsos! Mas antes, vamos conhecer um pouco melhor a autora do Coco e Baunilha!

BI do Blog: Coco e Baunilha, criado em 28/10/2009 por Patrícia Nascimento.
Como nasceu o “Coco e Baunilha"?
O blog nasceu quando comprei a Bimby em 2009. Costumava pesquisar receitas no Fórum Bimby e foi aí que descobri o mundo da blogosfera culinária. Começou tudo numa brincadeira, pensei em criar o meu próprio caderno de receitas. A partir daí o entusiasmo foi aumentando e surgiram novas paixões, que desde aí têm vindo a crescer nomeadamente o desenvolvimento de receitas, food styling e fotografia.
Quem é a Patrícia fora do blog?
Sou uma pessoa simples, reservada, mãe galinha, administrativa de profissão, apaixonada por pastelaria e por cake stands. Tento conciliar todas as actividades o que por vezes não é fácil dado que o blog requer imenso tempo. Nasci e vivi durante a infância em França e a pastelaria francesa é a minha grande inspiração. Fascina-me tudo o que esteja relacionado com food styling, utensílios de cozinha, antiguidades, fotografia, revistas e livros de culinária.
O que gostas mais de cozinhar?
Eu sou mais de doces e adoro cozinhar sobremesas. De tudo um pouco mas em especial bolos e macarons. Gosto de experimentar receitas novas, de meter as mãos na massa, de sentir os aromas que se espalham na cozinha, é como uma terapia para mim. Gosto muito de cozinhar também pasta e pizzas.
Alguma historia relacionada com a cozinha?
A minha paixão por doces tem a ver com a minha infância em França. Cada vez que ia à Boulangerie comprar o pão, ficava maravilhada a olhar para as montras recheadas de bolos lindos e deliciosos. Isso fica para sempre. Quando volto a Paris, a primeira coisa que quero fazer é correr as pastelarias e provar tudo novamente. Por vezes sonho que estou a saborear um bela fatia de flan nature, o meu favorito.
País ou viagem mais marcante [ou de sonho]?
Além da forte ligação com França, a viagem que mais me marcou foi a Itália, fiquei fascinada pela cidade de Roma, desde a gastronomia, a cidade, os monumentos, o romantismo, a língua... quero muito lá voltar. Viagens de sonho tenho duas, Maldivas e Tailândia.

Vamos à receita!

 
Crepes de espelta e leite de amêndoa (para 12 crepes)

Ingredientes
550g de leite de amêndoa
2 ovos
1 pitada de sal
1 colher (café) de extracto de baunilha
1 colher (sopa) de rum (opcional)
1 colher (sopa) de óleo de coco* (ou outro)
2 colher (sopa) de açúcar amarelo
250g de farinha de espelta bio (ou outra)

* O óleo de coco costuma estar sólido à temperatura ambiente por isso deverá colocar o recipiente uns minutos em banho-maria (num recipiente com água quente) até derreter.

Preparação:

Thermomix- Bimby: Colocar todos os ingredientes, excepto a farinha, no copo e misturar na 1min/Vel.3. Por fim juntar a farinha e misturar uns segundos na vel. 3/4, até ficar homogéneo. Deixar repousar 30 minutos.

Tradicional: Bater os ovos, juntar o leite de amêndoa, a baunilha, o sal e o rum e bater novamente. Por fim juntar a farinha e bater até obter um creme homogéneo.Deixar repousar 30 minutos.
Aquecer uma frigideira pequena anti-aderente (com Ø20) . Embeber um pouco de papel cozinha em azeite e passar na frigideira (repetir esta operação entre cada crepe). Verter uma porção de massa (meia colher de concha). Com uma espátula descolar as laterais e assim que estiver dourada virar do outro lado e deixar dourar. Continuar o processo até terminar a massa.


Pasta de avelã e cacau

Ingredientes:
200g de avelãs
3 colheres (sopa) de cacau
1 colher (sopa) de chocolate em pó
90g de xarope de ágave
4 colheres (sopa) de óleo de coco*
Leite de avelã (ou amêndoa) q.b.
1 pitada de sal

Preparação:
Pré-aquecer o forno a 200°C. Dispor as avelãs num tabuleiro e levar ao forno cerca de 5 minutos. Retirar e deixar arrefecer. Colocar as avelãs num pano de cozinha e esfregar de forma a retirar a descolar a pele das mesmas. Colocar as avelãs num robot (ou Bimby) e triturar na velocidade máxima até ficar em farinha. Durante este processo, fazer pequenas pausas para não sobreaquecer a máquina e voltar a triturar. Continue a triturar até se formar uma pasta oleosa, nesta etapa o óleo irá começar a separar-se. Juntar os restantes ingredientes, excepto o leite, e triturar novamente até ficar homogéneo. Acrescentar leite de avelã ou amêndoa, uma colher de sopa de cada vez e triturar até obter a consistência de um creme macio. Conservar num frasco. 

Espero que tenham gostado tanto como eu de ter conhecido melhor a Patrícia e o seu Coco e Baunilha ♥ (eu vou experimentar estes crepes, de certeza!)

4 comentários:

  1. Muito obrigada querida Rute ♥
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  2. também sigo há alguns anos o blogue da Patricia, que simplesmente adoro ...
    as suas descrições, as fotografias, convencem qualquer um a experimentar...
    fico sempre empolgada quando recebo notificação no mail de novidades do blogue Côco e Baunilha :)
    e agora passo a conhecer a Cozinha Fresh também!
    Bom Ano!
    bjs
    Carla
    http://cromasdacozinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Homenagem bem merecida! A receita está fantástica.
    Bjs

    ResponderEliminar