Páginas

22/10/14

Convidei o blog [Be Nice, Make a Cake]

Eis que chega mais um blog convidado, deste vez o "Be Nice, Make a Cake", a sua autora é a Rosa, uma mulher cheia de vida, boa onda e que recentemente decidiu dar um novo rumo à vida e ingressou num curso de pastelaria avançada, ah como eu fiquei feliz pela Rosa e com um pontinha de inveja [da boa]. Acho que ela fez muito bem, até porque já mostrou que é muito talentosa!

Nesta edição, o desafio que lancei à Rosa foi fazer uma receita com tons de Outono, ela escolheu usar abóbora nuns hamburguers diferentes do habitual. Achei o máximo! Vou experimentar porque a minha estreia com a quinoa não correu muito bem, por isso acho que esta é uma boa oportunidade de experimentar novamente! Ora vejam:


Ingredientes:
1/2 de uma abóbora manteiga, cortada em meias-luas
1/4 de chávena de quinoa crua
1 cebola picada
3 ou 4 dentes de alho
1 chávena de nozes picadas
1 pitada de pimenta cayenne
sal e pimenta preta moída na hora, q.b.
1 chávena de migalhas de pão (opcinal)

Preparação
Ligue o forno a 180.C para ir aquecendo. Coloque a abóbora num tabuleiro largo e baixo, tempere com sal, pimenta preta e um fio de azeite. Embrulhe os alhos num pedacinho de papel vegetal, e coloque junto com a abóbora. Leve ao forno até estarem ambos cozinhados/tenros. Depois disso tire a casca da abóbora e dos alhos, e esmague tudo com a ajuda de um garfo.

À parte faça um refogado com a cebola, e um fio de azeite. Deixe cozinhar até ficar translucida (sem queimar). Reserve. Enquanto isso coza a quinoa, segundo as indicações do pacote.
Coloque todos os preparados (excepto a quinoa) num processador de alimentos e pique até ficarem com uma consistência homogénea. Eu gosto de deixar alguns pedacinhos mais inteiros. Envolva a quinoa e se achar que e necessário formar mais liga, junte também as migalhas de pão (ou pão ralado).

Se for do seu gosto, junte uma pitada de pimenta cayenne e rectifique o resto dos temperos. Depois desta pasta estar fria, molde 10 a 12 hambúrgueres, coloque-os numa travessa e leve-os ao frigorífico para ajudar a manter a forma, antes de cozinhar. Pode cozinha-los numa frigideira anti-aderente (muito cuidado ao manobra-los), ou então cozinhe-os no forno a 180.C, como eu fiz (achei mais fácil assim). Sirva com estes pãezinhos maravilhosos. (http://benicemakeacake.com/post/99894483949/pao-massa-panar-aqui-esta-a-1-receita-que-aprendi). 

O resto do recheio fica á sua escolha, mas umas folhinhas de alface ou rúcula, fica sempre bem.



E agora, vamos conhecer melhor a Rosa:

BI do blog
Be Nice, Make a Cake!
Criado em 01 de Janeiro de 2012 by Rosa Cardoso

Como nasceu o “Be Nice, Make a Cake”"?
Nasceu da curiosidade e da paixão pela cozinha, aliado ao gosto e interesse pela fotografia. Depois disso, e quase como em todos os outros blogs, foi ganhando forma, aumentando a lista de receitas e assim ganhando seguidores maravilhosos.

Quem é a Rosa fora do blog?
Antigamente a Rosa era arquitecta e designer de interiores, agora é uma estudante de "Gestão e Produção de Pastelaria Avançada", na Escola de Hotelaria e Turismo em Óbidos, muito feliz com esta nova fase, muito curiosa com o mundo da cozinha e uma tótó sempre a estudar e pesquisar.

O que gostas mais de cozinhar?
Gosto de cozinhar clássicos, como por exemplo um assado no forno; e gosto muito de cozinhar coisas novas, como por exemplo estes hambúrgueres de abóbora e quinoa!

Alguma historia relacionada com a cozinha?
No outro dia na aula de Cozinha, estávamos a aprender a fazer ovos escalfados, e quando cozinhei o meu, ficou mais bonito do que o do chef, ahahaha! O resto da aula estiveram sempre a chamar o meu nome, comparando com qualquer coisa que o chef ensinava :) Estivemos sempre a rir!

País ou viagem mais marcante [ou de sonho]?
A viagem de sonho, prende-se um pouco aquilo que vêm a seguir ao curso, que é o estágio! E qual é o sonho de qualquer estudante de pastelaria? Trabalhar/Estagiar no país com a melhor pastelaria do mundo!!!!! Uh lah lah pâtisseries françaises!

Gostei muito de ter a Rosa por cá, espero que vocês também ;)

Seguir também em: Facebook | Pinterest | Instagram | Bloglovin

6 comentários:

  1. A Rosa é uma dream girl com muita energia e cheia de pinta! Tive o prazer de a conhecer pessoalmente há alguns meses atrás e logo simpatizei com ela. O mais engraçado (e penso que um dia acontederá contigo, Rute, se te conhecer pessoalmente) é que parecia que eu já conhecia a Rosa à anos.
    As receitas dela são maravilhosas e não tenho qualquer dúvida que ela ainda irá ser uma grande chef patissier e irá ter uma grande carreira. :)
    Beijinhos para as duas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, ela parece mesmo boa onda tal como escrevi e acho vai mesmo ser uma grande chef!
      Bjinhos

      Eliminar
  2. Adoro o blog da Rosa.Tem sempre sugestões e fotografias espantosas.
    Estes hambúrgueres tem uma ar delicioso e feitos "from scratch" ainda melhor!!!
    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bjinhos :) Fico contente por teres gostado da convidada!

      Eliminar
  3. O blogue da Rosa é realmente inspirador!
    Adorei esta sugestão, e a quinoa foi para mim uma descoberta recente mas que já não dispenso!
    Um beijinho
    Helena
    Cooking

    ResponderEliminar