Páginas

16/04/09

Doce de morango com tomate


Este doce foi feito para acompanhar com gelatina de maçã com framboesas incrustadas... uma delícia que não fotografamos.....
Ingredientes:0,5 kg de tomates bem maduros1 kg de morangos1,2 de açúcar
1 colher (de chá) de canelaágua
Preparação:1. Ferver os tomates em água durante 3 minutos e, em seguida, passá-los por água fria. Retirar-lhes a pele e as sementes e cortá-los em pequenos cubos. Reservar.
2. Lavar os morangos e retirar-lhes a parte verde. Colocar o açúcar numa caçarola, com metade do seu peso em água. Deixar cozinhar até atingir o ponto de pérola.
3. Adicionar os morangos e os tomates à calda de açúcar, adicionar a canela e deixar cozinhar durante cerca de 20 minutos. E está pronto a servir...
Sugestões para servir: morno com a gelatina de maça, acompanhamento para queijo ou simplesmente com tostinhas.

14/04/09

Semifrio de ananás


Ingredientes:
3 iogurtes naturais
1 lata de leite condensado
1 pacote de gelatina de ananás
1 lata grande de ananás
4 folhas de gelatina incolor

Preparação:
1. Levar a calda do ananás ao lume até ferver. Deitar a gelatina numa taça e juntar-lhe a calda a ferver, mexer bem até se dissolva por completo. Entretanto demolhar as folhas de gelatina em água fria, assim que estiverem moles, colocar no microondas durante 20 segundos, juntar ao preparado de gelatina de ananás. Voltar a mexer bem e deixar arrefecer.

2. Cortar metade das rodelas de ananás em pedacinhos. Numa taça, misturar o leite condensado com os iogurtes, juntar a gelatina fria e os pedaços de ananás e misturar bem.

3. Deitar o preparado numa forma previamente passada por água fria e levar ao frio até solidificar.

4. Antes de servir, desenformar com a ajuda de um pano quente.

Nota: esta receita também foi retirada de uma revista “Saúde à mesa”, originalmente utiliza leite condensado light, mas como não tínhamos, usamos normal… Assim ficou menos “light”….

13/04/09

Tarte flã de maçã

Esta é uma sobremesa de baixo teor calórico que foi retirada da revista “Saúde à mesa”. Afinal também se podem fazer sobremesas quando se tenta fazer dieta…

Ingredientes:
500 gr de maçã reineta (2 maçãs grandes)
75 gr de farinha integral
3 ovos
450 ml de leite (meio gordo)
3 colheres (de sopa) de açúcar amarelo
1 colher (de chá) de canela em pó
Raspa e sumo de 1 limão
1 noz de margarina

Preparação:
1. Pré-aquecer o forno a 180 ºC. Descascar as maçãs, cortá-las ao meio, retirar-lhe as sementes e cortá-las em cubos pequenos. Colocá-los num taça grande e regar com o sumo de limão.

2. Misturar o açúcar com os ovos, a canela e a raspa de limão. Acrescentar a farinha e o leite em fio, mexendo sempre.

3. Dispor os cubos de maçã numa tarteira previamente untada com margarina, cobri-los com a mistura anterior e levar ao forno durante 45 minutos.

4. Retirar do forno e servir.

Pode ser servido quente ou frio, quando servido quente, sugerimos que seja acompanhado com uma bola de gelado de baunilha.


12/04/09

Beringelas no forno


Este fim-de-semana decidimos fazer receitas das nossas revistas, pois existem imensas cá por casa que acabam por ficar esquecidas face à navegação na internet. Esta é uma entrada simples e pouco calórica retirada duma revista "Cozinha Saudável" (de Agosto/2006).

Ingredientes (para 2 pessoas):
1 beringela grande
2 tomates médios maduros
2 dente de alho esmagados
2 colheres (de sopa) de azeite

Preparação:
1. Lavar os tomates e as beringelas, cortá-los em rodelas. Dispor as rodelas de beringela num prato grande e polvilhá-las com sal grosso, deixar repousar durante 20 minutos. Passar a beringela por água.

2. Pré-aquecer o forno a 180 ºC. Colocar umas gotas de azeite no fundo de uma travessa refractaria grande, colocar as beringelas e levar ao forno durante 30 minutos. Entretanto, esmagar os alhos, juntar um pouco de azeite e mexer até obter um creme homogéneo.

3. Retirar as beringelas do forno e untar com o preparado anterior. Por cima de cada rodela de beringela colocar uma rodela de tomate e levar ao forno durante 10 minutos para gratinar. Retirar e servir de imediato.

10/04/09

Esparguete com atum e delicias do mar


Massa com molho cai sempre bem.... aqui fica uma receita inventada no momento e que o sabor ficou bastante agradável.

Ingredientes (para 2 pessoas):
2 latas de atum*
2 cebolas médias
2 colheres (de sopa) de tomates triturado enlatado
2 colheres (de sopa) de polpa de tomate
80 ml de natas de soja
4 folhas de manjericão fresco
8 palitos de delicias do mar
8 azeitonas pretas
200 gr de esparguete
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.

Preparação:
1. Picar a cebola. Aquecer um fio de azeite numa frigideira larga, juntar a cebola e deixar cozinhar até ficar transparente. Adicionar-lhe o tomate triturado e a polpa de tomate, tapar e deixar cozinhar durante 5 minutos.

2. Juntar ao preparado anterior, o atum, manjericão picado, deixar cozinhar tapado durante 5 minutos. Temperar com sal e pimenta, adicionar as natas e cozinhar em lume brando durante mais 5 minutos. Adicionar as delicias e as azeitonas e desligar o lume.

3. Entretanto, cozer o esparguete, em água temperada com sal, até ficar al dente. Escorrer a água e juntar ao preparado de atum. Servir de imediato.

*usamos 1 lata de atum em azeite e a outra em água. Mas pode ser usado o mesmo tipo de atum.

Bacalhau com cebola e alho francês

Em época de jejum de carne, nada melhor que uma refeição do tradicional bacalhau. Este alimento tão versátil e tão habitual nas mesas portuguesas.
Aqui fica uma receita prática e pouco complexa.

Ingredientes (4 pessoas):
6 postas de bacalhau médias
3 cebolas médias
2 alhos franceses pequenos
azeite q.b.
sal q.b.
pimenta q.b.
8 batatas médias

Preparação:
1. Pré-aquecer o forno a 200 ºC. Cortar a cebola e o alho francês em finas rodelas. Numa travessa de ir ao forno colocar azeite de forma a cobrir o seu fundo. Dispor as rodelas de cebola e alho francês na travessa.

2. Colocar as postas de bacalhau por cima da cama de cebola e alho francês. Regar com um fiozinho de azeite, temperar com sal e pimenta, a gosto.

3. Levar ao forno durante cerca de 30/40 minutos. Retirar quando o bacalhau estiver bem cozinhado. Servir acompanhado com batatas cozidas.


06/04/09

Creme de alho francês e ovo


Esta é uma sopa com uma textura ligeiramente diferente do habitual, fica cremosa e simultaneamente esponjosa. Com um leve toque a natas, fica muito saborosa.
Ingredientes (para 4 pessoas):
2 alhos franceses médios
1 curgete grande
2 cebolas
1/2 cubo de caldo de legumes
2 ovos
4 colheres (de sopa) de natas de soja
1,2 l de água
2 colheres (de sopa) de azeite
sal q.b.

Preparação:
1. Cortar os alhos franceses em finas rodelas, picar a cebola e a curgete em rodelas. Colocar o alho francês e a cebola num tacho grande com um fio de azeite. Cobrir com uma tampa e deixar estufar por 10-15 minutos.

2. Derreter o caldo de legumes num pouco de água quente, juntar à restante água e regar com esta, o preparado de legumes. Adicionar a curgete e temperar com sal. Deixar cozinhar até todos os legumes estarem bem cozidos.

3. Triturar a sopa fora do lume, com o auxílio de uma varinha mágica. Manter a sopa quente em lume muito brando. Numa tigela, misturar os ovos com 2 colheres (sopa) de natas. Incorporar o preparado à sopa fora do lume, mexendo delicadamente, levar ao lume, desligar assim que levantar fervura.

4. Distribuir a sopa por tigelas e servir de seguida.

Adaptação livre daqui.

03/04/09

Creme de espinafres com bacon e ovo



Ingredientes (para 4 pessoas):

150 gr de espinafres
300 gr de batata
1 curgete
1,2 l de água
sal q.b.
azeite q.b.
2 colheres (de sopa) de salsa picada
80 gr de bacon
2 ovos cozidos picados
Preparação:

1. Colocar os cubos de batata e a curgete fatiada num tacho, juntar a água e levar ao lume. Adicionar o azeite e as folhas de salsa. Cozinhar por 20 minutos em lume médio. Juntar as folhas de espinafres e deixar cozinhar por mais 10 minutos.

2. Entretanto, cortar o bacon em tiras pequenas e grelhá-las numa frigideira anti-aderente até ficarem douradas e crocantes. Escorrer sobre papel absorvente e reservar. Cozer os ovos e picá-los em pequenos bocados.
3. Retirar o tacho do lume e triturar a sopa com o auxílio da varinha mágica até se apresentar bastante aveludada. Acrescentar água, se necessário, consoante a consistência pretendida (mais liquida ou mais espessa). Rectificar o sal. Colocar novamente o tacho ao lume e levar a ferver (se tiver sido acrescentada mais água).
4. Servir com algumas tiras de bacon e os ovos picados.
Receita adaptada daqui.

Peru com caril


Esta é uma receita que eu faço já há muito tempo e que aplico a diferentes ingredientes principais, pode ser feita com gambas, frango, peru, tofu, peixe.... Consoante os ingredientes que estiverem disponíveis e o que o apetite mandar! Desta vez, fiz com peito de peru, foi uma estreia que correu muito bem.

Ingredientes:

500 gr de peito de peru cortado em cubos
2 maçãs pequenas
2 cebolas médias
1/2 lata de leite de coco
1/2 pacote de natas de soja
2 colheres (de sopa) de amêndoa ralada
2 colheres (de sopa) de coco ralado
1 colher (de chá) de caril em pó
sal q.b.

Preparação:

1. Picar finamente a cebola e alourar com um fio de azeite, quando esta estiver transparente, juntar a carne. Deixar cozinha durante 10 minutos, mexendo de vez em quando, para não queimar a cebola.

2. Adicionar a maçã cortada em finos cubos, deixar cozinhar por 5 minutos. Juntar o leite de coco e as natas, temperar com sal e com o caril. Deixar cozinhar em lume brando durante 15/20 minutos.

3. Por fim, juntar o coco ralado e a amêndoa ralada, deixar apurar durante mais 5 minutos. Servir de imediato.
Acompanhamos com:
Arroz de coco
Ingredientes: 1 taça de arroz; água;
1/2 lata de leite de coco; 1 colher (de sopa) de manteiga; sal q.b.
Preparação: Colocar uma panela ao lume com, água temperada com sal, a manteiga e o leite de coco. Assim que levantar fervura, juntar o arroz, quase no final da cozedura, juntar o coco ralado.
Curgete salteada

Ingredientes: 1 curgete grande; azeite q.b., 2 alhos picados, tomilho seco a gosto.

Preparação: Cortar a curgete em finos cubos. Alourar os alhos numa frigideira anti-aderente com um fio de azeite. Juntar a curgete e duas colher (de sopa) de água. Deixar cozinhar até a curgete estar cozida, aproximadamente 7/8 minutos (atenção: não deixar cozinhar demasiado, pois a curgete fica mole demais). Polvilhar com o tomilho e servir.

02/04/09

Visita 20.000

Já temos os nossos vencedores do desafio "visita 20.000".
Os visitantes nº 20.002 (o nº mais aproximado) foram os nossos amigos Tiago e Claúdia que enviaram este print.


E a surpresa é: uma degustação de belos sabores do Fresh!!

Obrigado a todos/as pelas vossas visitas.

Bejinhos e abraços
Rute & Vítor